Semana 40: Lutar Pela Verdade
E na quadragésima semana, ainda no começo do mês de Tamuz, no Perek Shirá o lobo canta que sobre toda coisa de delito – sobre
boi, asno, cordeiro, roupas ou qualquer coisa perdida em que houver qualquer
contestação – a causa de ambos virá aos juízes; e aquele a quem os juízes
condenarem pagará o dobro a seu companheiro (Êxodo 22:8).
O
verso do lobo tem uma conexão forte com Reuven. Reuven havia perdido a porção
dupla que tinha direito como primogênito, por causa de um erro que cometeu,
ao mexer a cama de uma das concubinas de Jacob. Em outra ocasião, quando Jacob
impediu que levassem Benjamin para o Egito, Reuven disse que se não o
trouxessem de volta, estaria disposto a abrir mão de seus dois filhos, o que
equivaleria ao “dobro” da perda.
O lobo
é o símbolo da tribo de Benjamin, que por sua vez, também está bastante
conectado com o verso deste animal. Ao chegar no Egito, Benjamin é acusado injustamente
de roubo pelo Vice-rei, José. Benjamin
também é o mais conectado com a Terra de Israel pois foi o único que lá nasceu.
O
verso do lobo também contém um paralelo muito interessante com a conquista da
Terra de Israel. O primeiro comentário do Rashi na Torá explica porque a Torá
começa com a criação do mundo, e não com a saída do Egito. O sábio explica que
quando os povos nos acusarem de "ladrões", alegando de estarmos
"roubando" a terra, diremos que todo o mundo é de D’us, e é Ele
quem determina quais terras dar a quem.
Nesta semana, o Pirkê Avot
através da lição de Rabi Eliezer ben Yaacov ensina que quem cumpre uma mitsvá adquire para si um defensor; e
aquele que comete uma transgressão, adquire para si um acusador. O
arrependimento e as boas ações são como um escudo contra a retribuição
(castigo) (Cap. IV:11). A lição do Pirkê
Avot está bastante ligada ao roubo, uma má ação que traz um acusador. Ao
mesmo tempo, também está ligada ao mês de Tamuz
e ao conserto do olhar. É importante olhar os outros com bons olhos, apreciando
suas boas ações, para podermos também servir como bons defensores.
A combinação das sefirot resulta em hod shebeyesod. Nesta semana devemos ser gratos, dedicados, e
corretos em nossos conceitos éticos elementares judaicos. A lição de
auto-aprimoramento que aprendemos com o lobo é a de que não devemos ser
injustos permitindo assim,que a falsidade prevaleça sobre a
verdade.